Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

FAUNA E FLORA EM ÁREA DE CONSERVAÇÃO

Envolvendo mais de uma centena de pesquisadores, um Projeto Temático realizado no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP produziu, ao longo de cinco anos, um inventário das espécies da fauna e da flora em fragmentos de florestas do noroeste do Estado de São Paulo.


O estudo, que preencheu uma das principais lacunas no conhecimento sobre a biodiversidade no Estado de São Paulo, teve seus resultados sintetizados no livro Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes da região noroeste do Estado de São Paulo.


O livro foi lançado durante o BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the Context of RIO+20.


A organização do livro e a coordenação do Temático “Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade” foram feitas pelo professor Orlando Necchi, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, da Unesp.


O projeto foi centralizado no Departamento de Botânica da Unesp de São José do Rio Preto, com participação de pesquisadores, docentes, bolsistas de treinamento técnico e estudantes da iniciação científica ao pós-doutorado e de participação de colaboradores de outros campi da Unesp e de outras universidades e institutos de pesquisa do Estado.


O livro representa um dos raros exemplos envolvendo, em uma única publicação, 14 grupos de organismos da fauna e da flora de fragmentos florestais remanescentes. São apresentados os resultados dos levantamentos de cada um dos grupos, bem como análises ecológicas integradas sobre a diversidade nos fragmentos florestais e sua conservação.


Nos 18 fragmentos estudados, foram encontradas 30 espécies de algas e cianobactérias aerofíticas, 16 espécies de macroalgas nos riachos desses fragmentos, 117 espécies de musgos, hepáticas e afins, 39 espécies de samambaias, 91 espécies de fungos basidiomicetos, 468 espécies de fanerógamas, 169 espécies de invertebrados planctônicos em lagoas associadas aos fragmentos, 71 táxons de insetos aquáticos, 257 espécies de ácaros, 2.135 morfoespécies de insetos Hymenoptera, 53 espécies de peixes, 36 espécies de anfíbios anuros, 36 espécies de répteis Squamata e 328 espécies de aves.


O livro Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes da região noroeste do Estado de São Paulo é organizado em 14 capítulos correspondentes a cada grupo de organismos. Cada um deles foi produzido por pesquisadores que lideraram equipes do Projeto Temático.


Há ainda um capítulo inicial que descreve as características da região e dos fragmentos e dois capítulos voltados especialmente para o aspecto ecológico da região: um deles trata do padrão de distribuição das espécies e o outro aborda o tema da ecologia de paisagens, determinando como os fragmentos se integram ao contexto natural da região. (Texto de Fábio de Castro distribuído pela Agência FAPESP. Detalhes: www.holoseditora.com.br)


VAGA DE ESTÁGIO


Em Jornalismo, Mídia Eletrônica, Publicidade e Propaganda. Requisitos: estar cursando ensino superior em Comunicação Social em uma das habilitações (Jornalismo, Mídia Eletrônica, Publicidade e Propaganda); conhecimento básico de PhotoShop; noções de edição de vídeo em qualquer um desses programas: final Cut e/ou Adobe Premiere.


Atividades: Aprender e auxiliar nas atividades de assessoria de imprensa: contato com a mídia, redação de relises e clipagem de notícias; aprender e auxiliar nas atividades de comunicação interna: redação de notícias; aprender e auxiliar na produção e edição de vídeos; aprender e auxiliar na produção e edição de fotografias.


Local: Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Carga horária: 20h Valor da bolsa: R$ 600,00 + 60,00 (auxílio transporte)


Inscrições: Coordenadoria de Recursos Humanos – Ministério Público de Santa Catarina (Av. Rio Branco, 701, Ed. Dona Wanda), das 12h às 19h, até dia 23.


Instituto do Câncer recruta voluntários


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual, recruta voluntários para atuar na unidade, auxiliando e ajudando os pacientes oncológicos. Contato: voluntarias.avohc@hcnet.usp.br ou pelo (11) 2661-6342.


1ª Oficina Brasileira de Futebol de Robôs


Será realizada pelo Grupo de Integração de Sistemas e Dispositivos Inteligentes (Gisdi) do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp, em Bauru, nos dias 12 e 13 de junho. Detalhes: robocontrol@fc.unesp.br e (14) 3103-6079.


Eventos do Instituto Brasileiro de Mineração


O Instituto Brasileiro de Mineração promove em 2012 quatro eventos para discutir os rumos da mineração mundial: o 2º Congresso Internacional de Direito Minerário, em Salvador, de 2 a 4 de junho. Detalhes: www.direitominerario.org.br e (31) 3444-4794.


7º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea (CBMINA), de 10 a 12 de julho em Belo Horizonte. Detalhes: www.cbmina.org.br.


De 10 a 12 de setembro, em Salvador, Seminário Internacional sobre Gestão de Energia na Indústria de Mineração.


De 5 a 8 de novembro, em Belém, 3º Congresso de Mineração da Amazônia e 3ª Exposição Internacional de Mineração da Amazônia (Exposibram), com expectativa de receber 15 mil visitantes.


Pós-doutorado em metalurgia com Bolsa


O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade de São Paulo (USP) abriu processo de seleção de um pós-doutorado para o projeto de pesquisa "Produção de ferro primário por tecnologias de auto-redução". Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário